
A Black Friday promete movimentar a economia brasileira neste ano. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 50% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções da data, que acontece no dia 29 de novembro. A estimativa é que sejam gastos cerca de R$ 15,8 bilhões, um aumento de 2,1% em relação a 2023.
Eletrodomésticos e eletrônicos lideram as compras
Os produtos mais procurados pelos consumidores são eletrodomésticos (40%) e eletrônicos (33%). Geladeiras, fogões, air fryers, máquinas de lavar, televisores, celulares e eletrônicos em geral estão no topo da lista de desejos.
Roupas e calçados também têm espaço
O setor de vestuário também deve ser beneficiado pela Black Friday. Cerca de 17% dos consumidores pretendem adquirir roupas e calçados, com destaque para camisas, calças e sapatos.
Cartão de crédito é o método de pagamento favorito
O cartão de crédito continua sendo a forma de pagamento preferida para as compras da Black Friday, sendo escolhido por 44% dos consumidores. O Pix aparece em segundo lugar, com 38% das preferências.
Gastos por classe social
As classes A e B são as que mais devem gastar na Black Friday, com uma estimativa média de R$ 1.634 por consumidor. A classe C deve gastar cerca de R$ 1.309, enquanto as classes D e E devem desembolsar em média R$ 1.171.
Outras informações relevantes:
- Parcelamento: A maioria dos consumidores que utilizam o cartão de crédito pretendem parcelar suas compras.
- Outros produtos: Além dos eletrodomésticos, eletrônicos e roupas, os consumidores também demonstraram interesse em móveis, produtos de beleza, utensílios domésticos e brinquedos.
A Black Friday se consolida como uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. A expectativa é que este ano a data movimente bilhões de reais e aqueça a economia. Os consumidores estão cada vez mais preparados para aproveitar as promoções e as empresas já se preparam para atender a grande demanda.